SEO na Prática: O Guia Absolutamente Completo!

Tempo de leitura: 10 minutos

Uma coisa eu posso te garantir…

Você vai sair desta página aprendendo sobre como colocar uma estratégia de SEO na PRÁTICA.

SEO sem dúvida é uma das estratégias mais importantes do Marketing Digital e fica localizada na 1ª Fase da Metodologia Inbound Marketing.

Se você não conhece a Metodologia Inbound, sugiro que leia logo → “Inbound Marketing: O Segredo das Vendas Online no Século XXI”  

A 1ª Fase da metodologia é a que fica responsável pela ATRAÇÃO, que no meu ponto de vista, é a parte mais importante de toda uma estratégia Inbound Marketing devido a sua responsabilidade de atrair os possíveis clientes que vagam pela internet para o seu negócio.

Seja qual for o seu segmento de mercado, o SEO se torna um grande aliado na sua estrutura de marketing.

Muitas pessoas ficam um pouco intimidadas com a quantidade de informações necessárias para trabalhar essa estratégia. Na verdade não existe bicho de sete cabeça no SEO…

Pra explicar melhor a você, criei este Guia Completo de SEO, com o objetivo de facilitar a sua compreensão ao máximo do que é realmente o SEO na prática.

Confira o que você vai aprender neste artigo:

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Significado e objetivo do SEO

SEO-na-pratica

SEO sigla de Search Engine Optimization, traduzido para o português fica algo como otimização para mecanismos de buscas.

Mecanismos de buscas por sua vez são sites como o Google, Bing e/ou Yahoo que são ferramentas que tem função importantíssima hoje na vidas das empresas que estão usando a Internet para Negócios.

Atualmente, uma das melhores formas de conseguir audiência para o seu site é aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de buscas da Internet, como por exemplo o Google.

O objetivo do SEO é justamente otimizar um site ou página, a partir de palavras-chave específicas do mercado de atuação da empresa para deixá-lo mais amigável aos mecanismos de buscas.

Esse aprimoramento é possível através de um conjunto de práticas e técnicas que são aplicadas com o uso da produção de conteúdo baseada em palavras-chaves do mercado, entre outros requisitos que vou falar mais adiante.

Agora vamos entender como funciona o processo de busca de palavras-chaves.

A Pesquisa de Palavras-Chaves + 3 Ferramentas de Busca

seo-onpage

Palavras-chaves são termos que as pessoas usam para buscar a solução de seus problemas ou dúvidas nos mecanismos de buscas(Google).

Exemplo: digamos que você esteja querendo fazer 20 camisas para o evento da empresa e mora na cidade do Recife. O que você provavelmente vai fazer se não conhecer nenhuma estamparia na região?

Se você é como a maioria das pessoas hoje em dia, o caminho é ir ao Tio Google e digitar: estamparia de camisas em Recife.

A palavra-chave(termo de buscas) deste exemplo é: estamparia de camisas em recife.

O que uma empresa de Estamparia em Recife por sua vez deveria está fazendo? Criando uma estrutura de SEO com um site/blog na internet posicionando essa palavra chave.

Simples, um pouco trabalhoso mas, muito eficaz! 

Agora, veja no vídeo 3 ferramentas que você pode usar para buscar as melhores palavras-chaves do seu negócio na internet:

Os 2 Pilares do SEO

Agora que você já entendeu o que faz o SEO, a importância das palavras-chave e como usar isso a favor do seu negócio, é hora de ver como acontece a estrutura de um projeto SEO.

O SEO ele possui dois pilares onde sustenta toda a sua estratégia. São eles:

  1. SEO Onpage
  2. SEO Offpage

SEO Onpage

Como o próprio nome sugere, essa estratégia de SEO acontece dentro da página de um Website(Onpage).

Como já foi dito, SEO é justamente otimizar um site ou página, a partir de palavras-chave específicas do mercado de atuação da empresa para deixá-lo mais amigável aos mecanismos de buscas.

As técnicas para elaborar um bom SEO Onpage são:

  1. Colocar a palavra-chave alvo no título do site;
  2. Colocar a palavra-chave alvo na Metadescrição da página/site;
  3. Otimizar as imagens do site com as Palavras-Chave;
  4. Espalhar pela “Home” do site variações da Palavra-Chave;
  5. Usar palavras chaves nas Tags(H1,H2,H3…);
  6. Fazer linkagem internet no Website;

Mais pra baixo você vai ver em um estudo de caso, como fiz um dos meus clientes na minha cidade alcançar a primeira página do Google para uma palavra-chave de 250 buscas mensais utilizando apenas SEO Onpage.

SEO Offpage

Offpage significa “fora da página” e como o próprio nome diz essa estratégia do SEO tem como objetivo conseguir links de outros sites apontando para o do seu negócio.

Para ser feito o Offpage utilizando técnicas de Link Building, que são justamente métodos de conseguir links para o seu Website. São elas:

  1. Link Building
  2. PBN
  3. Guest Post
  4. Web 2.0
  5. Diretórios de Artigos

O SEO Off é preciso quando temos uma concorrência acirrada nos mecanismos de buscas.

São técnicas e estratégias mais avançadas e que tenho em minha pauta de conteúdo para falar mais detalhadamente em outras ocasiões.

O que o SEO pode fazer pelo seu negócio?

seo-offpage

Acredito que os benefícios que o SEO proporciona para o seu negócio já esteja bem claro em sua mente, mas para reforçar a ideia vamos a algumas estatísticas e explicações sobre o que o SEO pode fazer por você e suas vendas.

Vamos começar pelos números. Adoro números. Dê uma olhada que maravilha:

  • 75% dos usuários não passam da primeira página dos mecanismos de buscas;
  • A pesquisa é fonte de tráfego número #1 para sites de conteúdo, vencendo as Redes Sociais em mais de 300%;
  • 89% dos processos de compra começam com uma Pesquisa Online;
  • O Youtube(é possível SEO também no Youtube) se tornou o segundo maior mecanismos de busca, maior que o AOL, Bing e Yahoo;
  • Mais de 82% dos usuários de internet utilizam os mecanismos de buscas;

Referências das estatísticas: Web Presence Solutions, Freely, Zero Gravity Marketing e Impacta BND.

Percebe a força que tem essa Estratégia de Marketing Digital?

Seja você uma pequena empresa, profissional liberal, empreendedor digital(marketing de afiliados) ou qualquer outro segmento de mercado.

Existem pessoas buscando por soluções que o seu negócio pode solucionar em mecanismos de buscas na internet. Portanto, abra já o olho, SEO te garante no mercado das buscas.

E esse mercado meu amigo(a), esse mercado é muito promissor!!!

Basta você lembrar da última vez que teve uma dúvida sobre um produto ou serviço e o que fez para procurar informações a respeito. Chutando com uma probabilidade de uns 70% acerto eu digo que VOCÊ USOU A INTERNET(GOOGLE) de alguma maneira para buscar conteúdo. 

Percebe? É que você tem que entrar!

SEO para Pequenas Empresas e Profissionais Liberais/Autônomos

Agora vamos afunilar mais o conteúdo e deixar mais específico para o mercado em que atuo.

Vou falar sobre os 2 públicos-alvos que venho trabalhando e tentar mostrar como o SEO ajuda e muito empresas iniciais e profissionais autônomos a se consolidarem no mercado das buscas online.

Para isso vou mostrar um Estudo de Caso sobre SEO Local de um dos meus clientes onde posicionei o site da empresa na primeira página do Google para várias palavras chaves do negócio.

Assim como um Estudo de Caso de um projeto pessoal meu onde trabalho como Autônomo e posicionei o projeto da primeira página do Google em uma palavra chave importante do negócio.

SEO para Empreendedorismo Digital

seo-guia

Uma vez que você tenha aprendido a como posicionar sites na internet você pode usar isso para ter empreendimentos online.

Aqui estão alguns Modelos de Empreendimentos Online para SEO que existem:

  • Marketing de Afiliados
  • Aluguel de Sites(SEO)
  • Ser consultor SEO
  • Venda de Leads
  • Dropshipping

Todas esses modelos de negócios online pode te trazer uma excelente renda mensal.

Porém, para atuar em algum desses, você vai precisar estudar o SEO, e como implementar o modelo escolhido.

O negócio é que: se você já é afiliado ou atua em qualquer dos modelos citados acima e ainda não usa SEO meu amigo. Acorde pra vida e comece logo a estudar SEO para posicionar seus produtos/serviços/projetos na primeira página do Google. 😉

Os 4 Passos para um SEO Profissional

#Passo 1 – Estude o Público-Alvo

A primeira coisa que você precisa ter em mente é o público-alvo que você quer atingir.

Exemplo: se você tem uma pequena empresa de comidas saudáveis para emagrecimento, seu público alvo são pessoas que estão com problema de peso e vem querendo uma alimentação saudável.

A partir disso você identifica se: o que essas pessoas costumam pesquisar na internet? Receitas? Detox? Alimentações saudáveis?

Com essas perguntas você entende e cria uma Persona para seus esforços de SEO. Se não sabe o que é persona, clique aqui e veja o vídeo da Rock Content.

#Passo 2 – Pesquise as Palavras-Chaves do Negócio

Segundo passo é fazer as pesquisas de palavras chaves que já foi ensinado mais acima do artigo.

Se não viu o vídeo todo, clique aqui para aprender sobre 3 ferramentas de Busca de Palavras-Chave.

Faça uma lista com as 15 principais palavras chaves do negócio e elabore uma Excelente Estrutura OnPage com o site/blog.

#Passo 3 – Fazer uma boa OnPage

O próximo passo é você pegar a lista de palavras chaves e distribuir na sua página para fazer o OnPage do SEO.

#Passo 4 – Fazer um bom OffPage

Conseguir backlinks DoFollow e NoFollow para o seu negócio é uma das partes mais importantes do posicionamento em mecanismos de buscas.

Portanto, faça Guests Posts, consiga Sites de Diretórios, comente em sites de mesmo nicho e coloque links apontando para a sua página.

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Conclusão:

Para concluir, volto a repetir: qualquer que seja o seu negócio se você colocar estratégias de SEO em prática em pouco ou médio tempo pode ta colhendo excelentes resultados.

Afinal, o comportamento do consumidor hoje em dia é ir em mecanismos de buscas antes de tomar uma decisão de compra. Seja serviço ou produto.

Matenha-se forte no mercado e o seu negócio permanecerá sobrevivendo com a evolução da tecnologia e da concorrência.

Por fim, posso pedir um favor? Compartilha esse conteúdo com sua rede de interessados. Acredito fortemente que pode ajudar muita gente.

Já fez a sua Análise de Presença Online?

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