Marketing de Conteúdo: O Combustível das Vendas no Século XXI [ O Guia Completo ]

Tempo de leitura: 10 minutos

Marketing de Conteúdo embora seja um conceito forjado no século XXI com a ascensão da internet, existem empresas que usam-no desde 1895!

Como assim Antônio? 1895?

Isso mesmo, em 1895 a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”.

A publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura.

Com a revista, a empresa ousou em distribuir conteúdo relevante com o público alvo da agricultura em vez de simplesmente criar anúncios “forçando” as vendas dos seus produtos. 😉

E o que aconteceu com isso?

O público-alvo ao consumir informações da marca, pôde descobrir dores que julgavam ser inexistentes até então. E ao sentir a necessidade de fazer uma compra, optariam por uma marca de confiança. Agora adivinhe qual marca eles escolhiam? 😉

A revista cumpriu exatamente com o objetivo do Marketing de Conteúdo: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciá-los na decisão de compra.

Acredite, isso é MUITO PODEROSO e hoje em dia, a Internet possibilitou a criação de Conteúdo de Marketing até mesmo para Pequenas Empresas. É aí que entra um Blog na história! (mas não só é feito com Blog) 😉

Leia também: Porque Ter Um Blog Pode Aumentar Suas Vendas Em Até 76%.

Percebe a importância que o Marketing de Conteúdo tem para o seu negócio? Agora continua comigo e veja o que vamos ver no restante deste artigo:

Quer receber de primeira mão mais conteúdos como este? Inscreva-se na nossa lista VIP para receber conteúdos exclusivos sobre o Universo do Marketing Digital.

Inscreva-se e fique atualizado sobre tudo de Marketing Digital

Coloque seus dados abaixo. 

You have Successfully Subscribed!

O que é o Marketing de Conteúdo

content-marketing

Vamos direto ao ponto: Marketing de Conteúdo é uma forma de comercialização de produtos e/ou serviços direcionados a um público-alvo através da criação de conteúdo relevante e valioso que atrai, envolve e, possivelmente, estimula a ação do cliente para comprar.

Ele é o combustível do Inbound Marketing. Logo, usar o Marketing de Conteúdo de maneira inteligente é agregá-lo com a Metodologia Inbound Marketing.

Leia também → Metologia Inbound Marketing: O Segredo das Vendas no Século XXI

A ideia sempre consiste em informar as pessoas para fazer com que elas vejam a sua marca como autoridade no assunto, respeite-a e tornem-se clientes.

Resumindo: Marketing de Conteúdo é você se tornar o maior especialista sobre o seu nicho de mercado. E acredite: isso trás uma avalanche de vendas de médio a longo prazo.

Lembra da John Deere? Até hoje são líderes de mercado! 😉

As Estatísticas do Marketing de Conteúdo no Mercado

content-marketing-o-que-e

Agora vamos a parte que mais gosto: Os números!

Para tal, vou utilizar a ContentTrends 2016, pesquisa que foi realizada pela Rock Content no ano de 2016 com mais de 2,725 participantes de diversas indústrias e segmentos de mercado no Brasil.

Algumas das principais estatísticas que a pesquisa revelou foram:

  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais Leads;
  • Empresas que publicam conteúdo no blog têm 3,7x mais visitas;
  • Empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site;
  • 50% das empresas brasileiras aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016;
  • 67% das organizações pretendem aumentar seus investimentos em Marketing de Conteúdo em 2017;
  • 74,8% das empresas afirmaram que o número de conteúdos publicados cresceu entre 2015 e 2016;


Lindo de se ver não é? Pois bem,  ta na hora de você começar a pensar sobre o assunto. 😉

Objetivos do Marketing de Conteúdo

o-que-e-content-marketing

Meu objetivo com este artigo é que fique EXTREMAMENTE claro em sua mente a importância que o Marketing de Conteúdo pode ter em seu negócio.

Não importa o porte do seu negócio e/ou qual seja o seu negócio. Existem pessoas na Internet consumindo conteúdo e você pode usar o Conteúdo de Marketing para atrair as pessoas para a sua solução.

Dentre os vários objetivos que o Conteúdo de Marketing tem, vou destacar os 3 principais:

Objetivo #1 – Aumentar sua visibilidade na Internet

Primeira coisa: Marketing de Conteúdo tem vasta influência nas Estratégias de SEO do seu Website.

Afinal, hoje em dia não basta produzir conteúdos lotados de Palavras-Chaves em meio aos textos ou fazer Link Building em grande escala e sem qualidade.

O algoritmo de busca do Google desenvolveu-se a ponto de perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. Números como CTR na SERP, tempo de permanência na página e qualidade dos links referenciados no texto são analisados e influenciam no Rankeamento.

Objetivo #2 – Aumentar a Interação com sua Marca

Usar conteúdos é também criar um canal de interação com a sua marca para que os clientes possam conversar com sua empresa, tirar dúvidas e enviar sugestões.

Por exemplo: se com o seu conteúdo você conseguir a atenção da audiência e fazer com que ela compartilhe em Redes Sociais, você vai ter uma publicidade espontânea e de escala para sua marca.

Logo, seja por meio de um blog, uma central de ajuda, um treinamento em vídeo ou nas suas Redes Sociais, o conteúdo que você cria pode ter alto impacto de engajamento com sua marca.

Objetivo #3 – Reduzir o custo de Aquisição de Clientes

O CAC (custo de aquisição de clientes) é como o próprio nome diz: o quanto você gasta em média para adquirir um novo cliente para o seu negócio.

Se sua empresa faz uma estratégia de Marketing de Conteúdo e SEO, eventualmente novos potenciais clientes acessarão o seu site de forma orgânica(gratuita) e recorrente, sem que seja preciso um esforço(R$) maior para isto.

Como Fazer Marketing de Conteúdo

como-fazer-content-marketing

Apenas o Marketing de Conteúdo sem uma estratégia bem arquitetada não é o suficiente para gerar o máximo de resultados quanto é possível. Por isso a importância de você também entender a Metodologia Inbound Marketing.

Existem várias ferramentas para aplicar e executar uma boa estratégia de Content Marketing, veja algumas delas:

  • Blog;
  • Conteúdos Ricos(Ebooks, Infográficos, Etc..);
  • Vídeos(Youtube);
  • Redes Sociais;
  • Email Marketing;

Como você pode ver, usar o Marketing de Conteúdo não se resume apenas em criar artigos para o seu Blog ou um Post no Facebook e esperar que os resultados apareçam como um passe de mágica.

É preciso fazer uma estratégia completa e constante de conteúdo com todas as ferramentas citadas acima.

7 Motivos Para Você Usar o Marketing de Conteúdo

content-marketing-como-fazer

Maisssss motivos? Sim! Quero DE VERDADE que saia deste artigo entendendo a potência que o Content Marketing tem hoje nos negócios.

Para tal, vamos a mais 7 motivos para você começar a usar o Marketing de Conteúdo HOJE para o seu negócio:

Motivo #1 – Melhorar o Relacionamento com os Clientes

Fazer Conteúdos de Marketing permite que sua empresa se relacione com seu cliente ao longo de todo o ciclo de compra.

Isso reduz a probabilidade de que eles escolham o seu concorrente. Top eim?! 😉

Motivo #2 – Aumenta o Engajamento com sua Marca

Pesquisas afirmam que os consumidores atuais não querem mais se relacionar com marcas que só os procuram para falar de seus produtos e/ou serviços com o intuito de influenciar a comprá-los.

É por isso que o Marketing de Conteúdo busca construir uma relação de confiança que vai muito além da venda: ele participa de muitos momentos da vida do consumidor, ajudando-o a solucionar seus problemas do dia a dia (os quais, muitas vezes, não têm relação direta com os produtos ou serviços que a empresa vende).

Motivo #3 – Aumentar a Visibilidade da sua Marca

Se você não estiver bem posicionado nos ambientes online por onde o seu público circula, por exemplo: páginas de resultados(Google), Redes Sociais, etc. Alguém estará lá no seu lugar. 😉

Hoje em dia, não fazer Marketing de Conteúdo vai lhe dar o caminho perfeito para se tornar invisível. Acho que você não vai querer isso. 😀

Motivo #4 – Criar Evangelista da sua Marca

A construção de uma estratégia que gere um relacionamento de confiança faz com quem até não é público-alvo do seu negócio se torne um disseminador da sua marca. Pode acreditar.

Uma pessoa pode indicar seus produtos e/ou serviços para dezenas de compradores, ainda que não seja ela um possível cliente para o seu negócio.

Motivo #5 – Informar e Nutrir seu Público-Alvo com Conteúdo Relevante

Nutrir o público com conteúdo de alta qualidade não é possível sem uma estratégia muito bem estruturada.

Várias ferramentas podem participar desta nutrição, tais como:

  • SEO;
  • Redes Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Landing Pages;
  • E muitos outros;

Motivo #6 – Aumentar suas Vendas

Sem dúvida o principal motivo. E sabe porque acontece isso com o Marketing de Conteúdo?

As pessoas se lembram das empresas que ao invés de empurrar um um produto/serviço nela, tentou ajudá-la quando elas precisavam entender como solucionar o seu problema.

Todo ser humano tem esse sentimento de reciprocidade e é aí que você fecha MUITAS VENDAS!

Motivo #7 – Trabalha o Pós-Vendas

Não se engane. A conclusão de uma venda é só o começo de um Marketing eficiente.

Estudos mostram que quase 70% da receita de uma empresa é proveniente de clientes recorrentes. E isso não deveria ser novidade: quem já conhece sua empresa tem mais chances de comprar itens mais caros, com maior frequência ou recomendar você para um amigo.

Agora é com você!

Existem 2 caminhos para você seguir agora:

#1 – Você pode usar todo o conhecimento que passei aqui e fazer sua própria Estratégia de Marketing de Conteúdo alinhada a Metodologia Inbound Marketing e ver suas vendas ir para outro nível!

Porém, saiba de antemão que vai precisar dedicar bastante tempo para isso.

#2 – Você pode contar com a minha Consultoria de Marketing Digital. Para tal, faço uma primeira Consultoria Gratuita de Análise de Presença Online do seu negócio.

Nela, irei estudar o seu mercado na Internet, seus concorrentes e com isso elaborar um relatório completo com Pontos Fortes e Pontos Fracos do mercado para que você entre com uma estratégia eficaz de Marketing Digital(Content Marketing).  

Logo em seguida, faremos uma reunião, Via Skype ou Presencialmente, caso você seja da minha região. Tem interesse? Clique na imagem abaixo!

consultoria-marketing-recife-gratis