Inbound Marketing: O Segredo das Vendas no Século XXI

Tempo de leitura: 8 minutos

O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Desde então, empresas de todos os portes vêm usando a metodologia do Inbound Marketing para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar a autoridade perante a audiência do setor.

A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

Além disso, vale ressaltar que o Inbound acontece no ambiente digital.

Veja algumas estatísticas abaixo sobre Inbound Marketing:

  • Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
  • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing;
  • 57% das empresas adquiriram um cliente através do Blog e 42% através do Twitter;
  • 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento de negócios;

Não é difícil perceber a importância do Inbound Marketing no seu negócio. O comportamento dos consumidores atuais mudou e o Inbound é uma metodologia que foi fruto dessa mudança.

Continue lendo e saiba mais sobre:

  • O que é Inbound Marketing
  • A Metodologia do Inbound Marketing
  • A Jornada de Compra

O que é Inbound Marketing

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Como foi dito anteriormente, o Inbound Marketing surgiu oficialmente no Estados Unidos. O termo foi adotado pela empresa HubSpot, que deu novos horizontes a metodologia.

Mas o que é o Inbound Marketing?

A definição de Inbound Marketing que merece a citação nesse artigo é a que faz parte desta apresentação da empresa HubSpot (basicamente a “criadora” do conceito de Inbound):

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

O termo Inbound Marketing também pode ser definido como marketing de atração. Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa.

Esse relacionamento é feito por meio de conteúdos personalizados e de autoria própria.

O conteúdo serve para  educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento da empresa, transformar a empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

A Metodologia do Inbound Marketing

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O Inbound Marketing é composto por 4 fases, são elas:

  • Atrair
  • Converter
  • Fechar
  • Encantar

1ª Fase: ATRAIR

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Não importa se você é uma pequena, média ou grande empresa. A estratégia é a mesma para todos.

Na primeira fase devemos focar nossos esforços para atrair pessoas para o site/blog da empresa. E quando falamos em atrair, vale ressaltar que é uma atração personalizada para atrair as pessoas certas.

Gerar tráfego qualificado é a primeira ação a ser realizada para o sucesso do trabalho.

Para isso utilizamos ferramentas como:

>> Blogs: Todo trabalho de Inbound Marketing começa com um blog produzindo conteúdo de qualidade. Não há outro meio mais correto para atrair visitantes do que um bom blog.

>> Mídias Sociais: O Brasil é um dos países onde o internauta mais passa tempo em redes sociais.O Facebook é a principal rede social da atualidade, logo, encontrar e atrair clientes nessas plataformas é essencial.

>> SEO: Otimizar seus site/blog para os mecanismo de buscas hoje é obrigação. Afinal, os consumidores estão todos os dias no Google pesquisando por dúvidas sobre o seu negócio.

2ª Fase: CONVERTER

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Com o volume de visitantes no site legal, o próximo passo é fazer com que esses visitantes se tornem verdadeiramente um lead(contato).

Para tal, oferecemos algo em troca como: Ebooks, Vídeos, Consultorias, etc. Tudo é de acordo com o interesse e o momento de cada cliente.

Na conversão, as principais ferramentas utilizadas são:

>> CTAs (Call-to-Actions): Ou chamada para ação, são botões ou links que tendem a incentivar os visitantes a tomarem determinadas decisões, como realizar o download de um e-book, agendar uma consultoria gratuita ou participar de algo.

Landing Pages: Ao clicar no call-to-action, o visitante será encaminhado para uma landing page. Ela é o local onde a oferta do call-to-action é finalizada, e é onde o prospect encontra o formulário a ser preenchido para realizar a ação.

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3ª Fase: FECHAR

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Tudo certo! Já convertemos os visitantes certos em Leads, e temos os contatos dos possíveis clientes. O principal contato é o e-mail.

Agora precisamos transformar esses leads em clientes. Mas como podemos fazer isso?

Com as ferramentas corretas! São elas:

>> Email Marketing: Na fase do fechamento oferecemos conteúdos de utilidade e relevância através de e-mails, no intuito de conseguir criar confiança e autoridade com o seu lead, ajudando-o a se informar mais até ficar preparado para a compra.

>> Automação de Marketing: São ferramentas que envolve a criação de emails marketing e nutrição de leads que vão de encontro às necessidades deles e compatível com a fase do funil que cada lead está. Tudo de forma automática.

4ª Fase: ENCANTAR

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Espero que você tenha entendido que o processo do Inbound Marketing é voltado sempre a produção de conteúdos para nutrir todas as fases do funil do Inbound Maketing.

Portanto, na fase de encantamento e/ou fidelização dos clientes o processo não difere em nada. Nesta etapa da metodologia, estudamos o público e continuamos entregando conteúdos relevantes para os clientes.

Algumas ferramentas usadas são:

>> Pesquisa de satisfação: O melhor jeito de saber o que seu cliente precisa é perguntando diretamente para ele. Use os feedbacks e as pesquisas para garantir que você está alcançando o grau de satisfação e fornecendo tudo que é preciso.

>> Monitoramento das mídias sociais: É nas mídias sociais que acontecem as conversas que mais interessa. Ouça seus clientes! – lá eles deixarão dúvidas, comentários, curtidas ou insatisfações. É nosso papel engaja-los, respondendo e oferecendo sempre conteúdos relevantes às questões abordadas.

A Jornada de Compra

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A jornada do comprador é o processo de pesquisa ativo pelo qual as pessoas passam ao fazer uma compra. É como o processo de compra ou funil de marketing que conhecemos bem, mas do ponto de vista do comprador.

A jornada do comprador é composta por 3 fases: conhecimento, consideração e decisão. Em cada fase existem diferentes formatos de conteúdos.

Veja alguns:

Na fase do conhecimento:

  • >> Relatórios de análises
  • >> Relatórios de pesquisas
  • >> E-books / Infográficos
  • >> Conteúdo editorial
  • >> Conteúdo especializado
  • >> Whitepapers e Conteúdo educacional

Na fase da consideração:

  • >> Guias especializados
  • >> Webinars
  • >> Webcast
  • >> Podcasts
  • >> Vídeo
  • >> Comparison
  • >> Whitepapers

Na fase de decisão:

  • >> Comparação de fornecedores ou produtos
  • >> Estudos de casos
  • >> Downloads de avaliações
  • >> Literatura de produtos
  • >> Demonstrações ao-vivo

É importante saber qual a jornada de compra da sua Buyer Persona para poder elaborar conteúdos personalizados para cada fase do processo.

Com a jornada bem elaborada em mente, facilita a produção de conteúdos que levam os seus visitantes durante toda a metodologia até o momento da decisão de compra.

Porque devo usar o Inbound Marketing?

Simples. O Inbound Marketing se tornará imprescindível em pouco tempo.

A evolução da sociedade e da comunicação online tem mostrado cada vez mais que é necessário falar diretamente com o cliente, atraindo as pessoas certas para a marca e/ou produto certo, no momento certo.

Isso se chama tendência. Não tem como fugir. Sua empresa precisa estar conectada a internet.

Meu objetivo neste artigo foi trazer para você um pouco mais do Universo Inbound. Logo, seja qual for a sua empresa ou se você quer se tornar um empreendedor digital, o inbound marketing pode te levar ao topo! 

Quer conversar um pouco mais sobre Inbound? Deixe seu comentário logo abaixo e vamos bater um papo 😉