Como Criar Um Funil de Vendas Online: Passo a Passo → Exemplo Prático

Tempo de leitura: 8 minutos

Embora um Funil de Vendas não seja algo tão fácil de criar, é de extrema importância para qualquer negócio hoje em dia.

Além de ser uma das partes essenciais para entender a Metodologia Inbound Marketing.

O marketing atinge a sua eficiência máxima quando entende o comportamento do seu consumidor.

E o Funil de Vendas é justamente acompanhar, entender e se posicionar(conteúdos) em cada comportamento que o seu cliente tem com o seu serviço ou produto. Ou seja, é um estudo das etapas que compõem o funil de vendas, ou também chamado de pipeline.

Uma vez que você tenha isso para o seu negócio, vender vai ser uma tarefa muito mais fácil.

Neste artigo vou ensinar passo a passo sobre o que é, e como criar um Funil de Vendas para o seu negócio, tentando falar de uma maneira mais prática possível.

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O que é o Funil de Vendas?

O Pipeline de Vendas, ou Funil de Vendas, é um processo onde conduzimos ou acompanhamos o cliente desde a etapa que ele toma conhecimento da nossa empresa até o momento em que ele finaliza uma compra.

Ou seja, é um mapa estratégico que mostra cada etapa que o seu consumidor segue até o momento em que ele decide comprar de você.

Em termos de Inbound Marketing, o funil é chamado de Jornada do CompradorVeja um exemplo ilustrado de um Funil de Vendas:

funil-de-vendas

É importante ressaltar que: todo o Funil de Vendas Online é alimentado com o Marketing de Conteúdo.

Leia também →  Marketing de Conteúdo: O Combustível das Vendas no Século XXI

Como você pode ver na imagem acima, o Funil é composto por 3 partes, são elas:

#1 – Topo do Funil → Consciência / Visitantes

Aqui é a parte larga do funil, conhecida também como a parte da consciência, ou seja, a parte em que as pessoas vão notar que sua empresa existe e a partir disso é criado um tráfego de visitas.

O objetivo no Topo é criar conteúdos que mostrem as pessoas os problemas que ainda não estão cientes ou estão cientes de que tem.

Muitas vezes, elas não buscam nenhum produto ou serviço e desconhece qualquer demanda. Por isso, não é considerado um cliente real (ainda).

Falaremos mais a fundo sobre isso no exemplo prático que vou mostrar.

#2 – Meio do Funil → Consideração / Leads

Aqui o possível cliente já descobriu o problema que tem e começa agora inicia uma busca mais detalhada de informações.

Por isso é chamada da Fase de Consideração, ou seja, ele agora quer entender sobre a solução que é oferecida pela sua empresa e essa é a hora de você capturar mais um Lead para sua base de contatos.

Para isso, normalmente é oferecido algum material como: Ebook ou Infográfico(entre outros) e em troca pegamos um contato do cliente(Lead→Email) para mantermos um relacionamento de vendas. 

Afinal, nem sempre a venda é realizada logo no primeiro relacionamento. Na verdade, na maioria das vezes não.

#3 – Fundo do Funil → Decisão

Passado da consideração essa é a hora que o Lead vem para o fundo do funil e aqui ele começa a analisar as opções do mercado.

Em seguida, se tudo der certo, ele finaliza todo o processo, realizando a compra.

Percebe a importância disso?

Ao entender a ideia do funil fica bem claro enxergar como ele é benéfico para sua organização. E acredite, depois de implantado um Funil suas vendas vão dar um salto enorme .

Como Criar um Funil de Vendas Na Prática?

Agora que falei um pouco sobre a teoria vamos para a prática!

Para isso, vou mostrar um Funil de Vendas que fiz para Consultoria de Profissionais Liberais, detalhando o que foi feito cada etapa do funil em relação ao conteúdo.

#Partiu? 🙂

#1 – Topo do Funil → Consciência / Visitantes

Aqui é a parte de atrair os possíveis clientes e mostrar que temos uma solução para o seu problema.

Obviamente é preciso que você saiba sobre o Problema que o seu público enfrenta e que o seu produto/serviço soluciona. Para identificar, faça o estudo da persona. 

Bom, o meu funil como disse foi voltado para Profissionais Liberais e o problema que achei foi a falta de clientes que estes profissionais vem enfrentando devido a crise econômica que estamos passando.

Visando isso e sabendo da oportunidade que o Marketing Digital pode oferecer por um baixo custo de investimento eu criei o Artigo → Marketing Digital Para Profissionais Liberais.

Perceba o que fiz até agora:

  • Identifiquei um Problema do meu Público-Alvo
  • Criei um conteúdo para Conscientização(artigo de blog), porém, esse conteúdo pode ser de vários formatos. (vídeo, áudio, etc…)

Feito a Conscientização que é a parte larga do Funil, ou seja, é onde as pessoas vão ter o primeiro contato com a minha marca, que nesse caso é a minha imagem de consultor.

O próximo passo agora é trazer Tráfego/Visitantes para a boca do seu funil. Veja como:

Feito isso ta pronta a boca do funil e agora vamos avançar para o meio do funil.

#2 – Meio do Funil → Consideração / Leads

No meio do Funil os visitantes já conhece sua marca, sabem sobre o problema que vem passando e a oportunidade também já foi formulada em sua cabeça.

Agora é hora de fazer com que o mesmo vá mais a fundo em entender o assunto abordado e confie que sua marca pode suprir com suas necessidades.

Agora é a hora de converter seus visitantes em um Lead. Como você pode fazer isso? Oferecendo algo em troca de um contato seu, como por exemplo:

  • Ebook
  • Infográfico
  • Mini-Curso
  • Webinar, Etc…

A ideia é oferecer algo que para que o visitante receba ele precisa oferecer um contato seu. De preferência o Email.

Essa troca é feita através de uma Página de Captura, ou também chamada de Landing Page. No meu Funil dos Profissionais Liberais, veja como fiz no meio através de um Ebook:

Se você clicar na imagem acima vai ser direcionado para uma Landing Page. Se não conhece o que é uma Página de Captura, clique e vai conhecer. 😉

Recapitulando o que foi feito no Meio do Funil:

  • Criei um conteúdo para aprofundar sobre o assunto(Ebook)
  • Coloquei em uma Landing Page para capturar o Lead

#3 – Fundo do Funil → Decisão

Aqui chega a hora do Lead tomar uma decisão.

É nessa hora que ele começa a fazer pesquisas de mercado e a comparar sua marca com as dos concorrentes a fim de ver qual a melhor opção.

É por isso que é de extrema importância usar conteúdos de extrema qualidade em todas as etapas do Funil.

Fazendo isso você vai passar a autoridade necessária para que a pessoa tenha a certeza que a sua empresa foi a que melhor supriu todas as suas necessidades de informações. Assim como para que ela tenha certeza que a sua empresa é a que vai melhor atender a suas expectativas, seja em produto ou serviço.

Aqui conteúdos também podem reforçar ainda mais na decisão, veja alguns:

  • Estudos de Casos (provar sua capacidade te faz fechar muitas vendas) → Veja o estudo de caso que fiz para o Funil dos Profissionais Liberais
  • Webinars (reforçar conteúdo com uma palestra online sempre aumenta sua autoridade

Sequência de Emails ► Lembra que capturamos o contato(Lead)?

Pois bem, aquilo tem um objetivo também no funil → Continuar o relacionamento com o Lead a fim de sempre estar alimentado o mesmo com conteúdos de excelência.

Afinal, como já foi dito, as pessoas nem sempre compram de primeira quando chega na Fase de Decisão do Funil e manter o relacionamento faz com que você vá criando a confiança da sua marca com seu possível cliente(Lead) até que um dia ele opta por comprar o seu produto/serviço.

Considerações Finais

Se talvez você não tiver experiências com as ferramentas citadas acimas, tenha calma, você pode ir estudando com calma cada coisa que foi citada.

Não tem nada impossível de se aprender para quem realmente se dedica a estudar e tudo é muito fácil de ser realizado, além de não ser tão custoso.

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