7 Gatilhos Mentais Para Turbinar As Vendas Online (EXEMPLOS PRÁTICOS)

Tempo de leitura: 9 minutos

Você sabia disso?

Imagine que você tenha 2 alternativas para fazer uma escolha, e aparentemente está em dúvida sobre qual decisão tomar.

Em seguida, faça algo simples: jogue uma moeda para o alto.

Calma, a moeda não vai decidir por você. Porém, nos instantes que ela estiver no ar, você vai saber para o que está torcendo.

Sabe por que isso acontece?

Porque todas as nossas decisões são tomadas, primeiro, no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional.

Assim podemos fazer também com os gatilhos mentais para estratégias de marketing digital.

Isso quer dizer que, ao aplicar os gatilhos mentais de forma correta, você é capaz de engajar as pessoas, motivando-as a agir. Ou mais diretamente falando, motivando-as a comprar.

Continue lendo o artigo e você conhecerá 7 gatilhos mentais e como usar cada um deles para turbinar suas vendas online.

  • Gatilho Mental #1 – Urgência
  • Gatilho Mental #2 – Escassez
  • Gatilho Mental #3 – Prova Social
  • Gatilho Mental #4 – Autoridade
  • Gatilho Mental #5 – Novidade
  • Gatilho Mental #6 – Antecipação
  • Gatilho Mental #7 – Inimigo Comum

Gatilho Mental #1 – Urgência

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Uma das piores sensações para o ser humano é a impossibilidade de escolher.

Quando temos um prazo para tomar uma determinada decisão somos forçados a escolher algo com urgência.

Assim acontece com seus serviços e/ou produtos. Quando é estabelecido uma data limite para oferta realizada, nós(consumidores) temos 2 opções: ficar com ou sem o produto/serviço.

Sendo assim, como odiamos nos sentir impotentes, agimos o mais rápido possível.

Afinal, comprar logo o produto/serviço e se arrepender é menos pior que a dúvida se aquilo poderia mudar algo na sua vida.

Caso de Sucesso:

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O site de ofertas coletivas chamado “Groupon”, disponibiliza uma oferta aos visitantes com tempo determinado.

O relógio no anúncio está correndo e o cliente só pode aproveitar a oferta até o dia e horário definido.

O que acontece é que quando as pessoas veem a mudança dos números no horário, principalmente nos últimos minutos, faz com que a sensação de perder uma oportunidade seja iminente, causando ansiedade ao visitante.

E é aí que acontece as vendas.

Vários sites de ofertas coletivas e leilões ganharam uma grande força na internet ao usar o Gatilho da Urgência nas suas estratégias.

Portanto, use e abuse dessa estratégia nas suas campanhas de vendas online e veja os números de suas vendas subirem.

Gatilho Mental #2 – Escassez

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Já ouviu alguém dizer que “precisou perder para dar valor”?

Acredite, o mesmo acontece no mundo dos negócios. As pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso.

Isso acontece porque nosso inconsciente coletivo acredita que quanto mais difícil de se conseguir algo, mais valioso ele se torna.

Para exemplificar, me responda uma coisa:

Você prefere ganhar um desconto de R$ 5,00 ou evitar um pagamento adicional de R$ 5,00?

Se você é como a maioria das pessoas, vai preferir evitar um pagamento adicional de R$5,00…

Mas receber um desconto de R$5,00 não dá no mesmo?

Sim, porém, embora em ambas as situações você economizasse R$5,00, na primeira você tem um sensação positiva(ganhar um desconto) e na segunda uma sensação negativa(evitar pagamento adicional).

As palavras tem poder e quando usadas para reforçar um gatilho mental, elas se tornam extremamente persuasivas.

Caso de Sucesso:

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“Apenas 4 restantes no estoque”

A mente do consumidor automaticamente entra em estado de “não posso perder”.

O gatilho da escassez é muito usado por sites de vendas, como a gigante Amazon. Esse é um gatilho muito poderoso quando utilizado com integridade.

Logo, seja verdadeiro e honesto e você vai triplicar suas vendas.

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Gatilho Mental #3 – Prova Social

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Imagine que você vai a um restaurante e chega em um local onde teria que escolher entre 2 restaurantes: um bem cheio, com uma fila de espera, ou o do lado, totalmente vazio.

Qual escolheria?

Por mais que não goste de esperar, você prefere esperar do que se decepcionar. Logo, pensamos: se o restaurante está cheio é porque é bom. E vice-versa.

Temos necessidade de pertencer a grupos que nos identifiquem como indivíduos, dessa forma, a prova social é um gatilho muito poderoso.

E qual a conclusão disso tudo?

Independente do motivo (medo, curiosidade, hesitação) quanto mais pessoas optam por determinada opção, mais somos influenciados a mesma atitude.

Caso de Sucesso:

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Lembra do Dubsmash?

Aposto que sim. Afinal, o aplicativo viralizou sendo baixado mais de 20 milhões de vezes. E sabe qual foi a maior alavancagem do App?

Alguns famosos como Cléo Pires, Caio Castro, Cláudia Leite, entre vários outros, usaram esse aplicativo para publicar um vídeo em suas contas no Instagram.

Esse pequeno ato fez com que milhares de fãs o baixassem instantaneamente para gravarem seus próprios vídeos com ele.

O que aconteceu? Prova Social.

Gatilho Mental #4 – Autoridade

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O gatilho da autoridade, apesar de ser muito poderoso, também pode ser nocivo se usado para o mal.

Ao se posicionar como uma autoridade no mercado a sua empresa passa confiança e credibilidade perante aos consumidores.

Então, se você quiser que as pessoas confiem em você e no seu trabalho, precisa posicionar-se como uma autoridade no nicho em que atua.

Caso de Sucesso:

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“Quem usa Tigre é autoridade no assunto”

Essa Slogan da Tigre reflete o objetivo da marca em mostrar autoridade, ser respeitado e levado a sério.

Do contrário quem não entende de tubos e conexões e acredita ser todos iguais, não é respeitado.

Esse é um perfeito exemplo para demonstrar o quanto a Autoridade pode influenciar diretamente nas suas vendas. E acredite, a Tigre é a marca número 1º em vendas. 😉

Gatilho Mental #5 – Novidade

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Em termos neurológicos, quando somos expostos a algo novo, há um aumento na liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

Empresas de automóveis e tecnologia usam o gatilho da novidade frequentemente. Afinal, somos expostos a novos celulares, computadores, carros ou motos todos os anos.

Dito isso, acredito que não preciso dizer que esse é um excelente gatilho para usar em suas estratégias de vendas né?

Caso de Sucesso

Eu não poderia mostrar outro exemplo sobre esse gatilho, afinal, o gatilho da novidade tende a andar muito próximo da inovação e tecnologia.

Esse comercial da Apple é considerado por muitos, o melhor e mais inovador comercial já produzido, de título “1984”.

A campanha ganhou inúmeros prêmios, onde você pode conferir nessa página do Wikipedia.

Por fim, atente-se a esse gatilho e use-o com criatividade em seu negócio e eu lhe garanto que vai colher bons frutos(R$).

Gatilho Mental #6 – Antecipação

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“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” (Alan Kay)
Sabe aquele trailer que vemos no cinema, no qual ficamos ansiosos pela estreia daquele filme?

Esse é o gatilho da antecipação. Quando usado da maneira certa é um poderoso gatilho para alavancar as vendas em suas estratégias digitais.

Em relação aos negócios, é importante arquitetar um cenário favorável, preparando o terreno para o que está por vir. No caso, um produto ou serviço.

Assim são aqueles mini-cursos de 3 vídeos onde no final vem uma oferta de produto, certo? Rsrs…Quem é da área do Mkt Digital sabe o que estou falando.

Ao anunciarmos algo que está por vir, é preciso mostrar como ele pode ajudar as pessoas, suas funcionalidades e sempre lembrar: tocando nas dores e desejos dela.

Caso de Sucesso:

A Apple é mestre em gatilhos de antecipação, não é à toa que a empresa lança todos os anos um evento só para mostrar suas novidades.

Para cada produto a empresa possui estratégias específicas, sempre criando um ar de mistérios sobre quais serão os próximos passos da empresa.

O Marketing é lindo e o Steve Jobs tinha uma equipe fantástica, afinal, ninguém ficava perto dele se não fosse. Kkk.

Use sem moderação esse gatilho, porém, leva tempo para achar uma estratégia legal, mas vale cada segundo de planejamento. 😉

Gatilho Mental #7 – Inimigo Comum

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A sociologia diz que tendemos a nos unir a pessoas que possuem interesses semelhantes aos nossos.

Com isso, esse gatilho serve para criar uma empatia com seu público, e se for usado através do Storytelling, torna-se ainda mais eficaz.

Isso porque, quando identificamos um inimigo em comum, tanto da empresa quanto do cliente, passamos a estreitar o elo de ligação entre público e marca.

Todo segmento de mercado possui inimigos em comum. Em seu negócio, basta você descobrir qual é o maior vilão dos seus consumidores.

Caso de Sucesso:

Com esse vídeo a Dove nos mostrou um inimigo-comum que temos quando se fala do mercado de beleza: os padrões inatingíveis de beleza expostos pela mídia.

Em 60 segundos da ação mostram como é fácil manipular e distorcer nossa percepção de beleza

Para tal, foram utilizadas uma iluminação engenhosa, maquiagem profissional e manipulação digital, transformando-a em uma nova mulher: aquela que querem vender como ideal.

Depois desse vídeo – quem assistiu –  nunca mais enxergou as propagandas, especialmente de produtos de beleza, da mesma maneira.

Com esse esforço publicitário com certeza a marca agregou MUITOS clientes para alavancar seus negócios.

Conclusão

Usar gatilhos mentais não é fácil e você pega o jeito com o tempo. Porém, não pense duas vezes em agregar os gatilhos em suas estratégias de marketing.

Afinal, grandes empresas usam e abusam desses gatilhos e não é para menos que são líderes do mercado.

Se você quiser ajudar de um especialista em vendas online, que usa gatilhos mentais e pode levar suas vendas para um outro nível…

Entre em contato comigo e será um prazer conversarmos!

2 Comentários


  1. Oi, gostei do post… Mas sobre esta questão de trabalhar como afiliado de produtos digitais ou produtor eu tenho algo muito importante para falar.

    Aqui não caberia tudo, mas da uma olhada na minha página que esta linkada ai no meu nome… Com certeza você vai se surpeender, pode acreditar.

    Att: Anderson

Comentários encerrados.